[RESENHA] Maze Runner - Prova de Fogo



Autor: James DashnerSerie: Maze RunnerEditora: Vergara & RibaAno: 2011Páginas: 400ISBN: 9788576832997
Sinopse: O Labirinto foi só o começo… o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Depois de praticamente um ano da minha leitura de Correr ou Morrer eu finalmente li a sequência, Prova de Fogo. E sabe de uma coisa? Agora sim eu comecei gostar de Maze Runner. 

Quem leu a minha resenha do primeiro livro pode ter notado que eu não me empolguei muito com ele. A falta de respostas, de uma trama lógica e convincente foram alguns dos motivos que frustraram as minhas expectativas. Mas há alguns meses eu peguei o segundo livro pra ler. Infelizmente a faculdade não estava dando trégua e o começo do livro parecia ser mais do mesmo. Mas quando eu realmente comecei a ler... Menina! Quase não largava mais. 


Se no final do último livro Thomas e os demais Clareanos achavam que finalmente estavam a salvos, em Prova de Fogo eles percebem que o Labirinto era apenas o começo. Logo de cara eles são despertados no meio da noite por pessoas insanas na janela do dormitório que são os Cranks, seres humanos infectados pelo Fulgor. Ao mesmo tempo eles descobrem que as pessoas que os teriam salvo estão mortas, que Teresa sumiu e foi substituída por um garoto que esteve em outro labirinto. É a aí que descobrem que tudo não passava de um plano do C.R.U.E.L, e que os experimentos em que eles estavam envolvidos continuarão de forma ainda mais cruel (com perdão do trocadilho). Eles são enviados então para o Deserto, onde além de ter que se preocuparem com os Cranks, eles vão ser submetidos a condições climáticas extremas. 
"Thomas estava vivendo entre o medo e o horror nas últimas semanas, mas aquilo era demais: obter segurança só para perdê-la depois."
Você deve estar se perguntando por que eu gostei de Prova de Fogo, mas pra eu poder falar do que eu gostei, eu preciso primeiro ressaltar o que eu não gostei. Assim como no primeiro livro, alguns momentos da narrativa eram cansativos, principalmente nas primeiras 100 páginas. Tanto que a leitura demorou um pouco a fluir. Mas a partir do momento em que as coisas começaram a acontecer de verdade, ou seja, quando eles chegam ao deserto, eu não conseguia parar de ler. E quando eu parava, ficava pensando sozinha no que viria a acontecer. Isso porque, embora o Dashner insista em manter a falta de resposta na maior parte do livro, as coisas começam a fazer sentido. Você começa a ter indícios sólidos para criar teorias sobre o que está acontecendo ali. Isso leva a outro ponto que melhora em relação ao volume anterior. Há mais respostas em Prova de Fogo, mesmo não sendo a maioria das respostas que você esperava encontrar ou das novas dúvidas que surgem no decorrer da narrativa. E se o final do primeiro já te faz ficar curioso pelo que vai acontecer no segundo, o final desse te faz ficar ainda mais pelo terceiro, Cura Mortal, pelo que acontece no final. Porque eu vejo diferença em fazer um mistério onde o autor dá informações na medida certa pra despertar no leitor curiosidade de modo que ele possa fazer especulações, do que simplesmente deixá-lo como trancado num quarto vazio e escuro sem nada com que ele possa se orientar. A maioria das dúvidas persiste? Sim, mas isso já não incomoda, porque a trama começa a fazer algum sentido. 

Em relação aos personagens, o Thomas ele se desenvolveu um pouco mais em relação a Correr ou Morrer, mas eu senti que ele demorou um pouquinho a se rebelar contra tudo aquilo que estava acontecendo. Ele sempre estava questionando mentalmente as intenções do C.R.U.E.L, porém não agia efetivamente contra tudo aquilo, pelo menos não em grande parte do livro.  Ele deixava as coisas acontecerem e esperava que no final fosse encontrar resposta. Eu nem tenho vontade de comentar a Teresa, porque não confio nem gosto dela, porque no fundo ela me parece meio manipuladora. Quanto aos personagens que já conhecíamos, nada muito diferente em relação ao primeiro livro. E quando eu digo eles, estou me referindo a Minho e Newt. Porque os resto dos Clareanos sobreviventes, não passam de figurantes durante todo o livro. Até mesmo o Caçarola que interage e é citado algumas vezes parece inútil. Nem o Thomas parece se importar com os demais. O autor poderia ter destacado outro Clareano, mas não fez. Quanto às novas introduções, eles foram bem desenvolvidos e alguns, como a Brenda, se tornaram cativantes para mim, como leitora. Outros nem tanto, como no caso de Hariet e a outra menina do Grupo B (olha aí, nem lembro o nome da outra menina. 

E para encerrar essa resenha, eu gostaria de dizer que se você, assim como eu, não se empolgou tanto com o primeiro livro, Correr ou Morrer, e até pensou em desistir da trilogia, dê uma chance para Prova de Fogo. Pode ser que você não mude de ideia como eu fiz, mas pode ser que você mude. Você provavelmente vai se envolver mais com a história e ficar curioso pelo desfecho da trilogia. Eu dou quatro estrelas e indico a leitura.

E se você já leu, não esqueça de comentar o que achou desse livro. E se você não, comente o que você espera desse livro, ou que achou da resenha. Vocês farão um blogueira muito feliz. 
"Tudo aquilo fez parte dos Experimentos, entenderam? Da primeira Fase, para ser mais exato. Mas o artigo de que nescessitamos ainda está perigosamente em falta. Portanto, tivemos de aumentar as apostas, e este é o momento da Segunda Fase. É hora de as coisas ficarem realmente dificeis."

9 comentários:

  1. Eu nao tinha gostado do primeiro livro, Correr ou Morrer, mas acho que vou dar uma chance, seguindo vc!

    ResponderExcluir
  2. Se tem uma coisa no fato de o primeiro livro não ser tão bom é que o segundo pode surpreender bastante. Que bom que vc não desistiu e conseguiu curtir a continuação apesar dos pesares.
    Quero muito ler essa série.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Li somente o começo e o final da sua resenha, por medo dos tão temidos spoilers. Fico feliz que o livro tenha sido uma experiência melhor do que Correr ou morrer. Vejo muita gente citando esse ponto de que a trama não é lógica e faltam muitas explicações. Bom saber que neste segundo a coisa é mais resolvida. Pelo que li, gostei da sua resenha, beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem??

    Que bom que você não desistiu da trilogia né! Se fosse eu provavelmente não teria coragem de ter continuado... Adorei a resenha, gostei muito do enredo mas não é um livro que eu faça questão de ter na minha estante... Vou emprestar de alguma amiga hehehe

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!! Confesso que não li a resenha por que odeio spoilers (não fica bravo comigo rsrsrs) Mas não vou muito com a cara de maze runner, e essa semana minha prima começou a ler legend e eu que indiquei pra ela, ai agora ela esta me enchendo o saco pra ler maze runner, ela me falou um pouco mais e agora estou muito curioso!! Espero ler em breve

    Miguel do demasiadamentelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não li a resenha completa por medo de spoiler's, mas posso te dizer que tenho muita vontade de ler a saga. Até hoje não li por causa das condições financeiras kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Gente, não tinha lido este livro, mas assisti o filme no final de semana e estou apaixonada. Vou ler

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu nem li o primeiro ainda .. hsauhsauhsa .. acho até que vou ver o filme antes de lê-lo #aloka

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu ganhei esse livro de presente de um amigo, mas ainda não estou com muita vontade de ler, distopias são um muito complicadas para mim, rsrs

    Bjs,
    Fernanda
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir